As crianças da nobreza liam os grandes clássicos
e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel),
muito populares na época.
Como tudo evolui, esse tipo de literatura também
evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os
contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas.
Perrault: “Chapeuzinho
Vermelho”, “A Bela Adormecida”, “O Barba Azul”, “O Gato de Botas”, “Pequeno
Polegar”, etc.
Irmãos Grimm: “A gata
borralheira” (que de tão famosa recebeu mais de 300 versões pelo mundo afora),
“Branca de Neve”, “Os Músicos de Bremen”, “João e Maria”, etc.
Andersen:
“O Patinho Feio”
Charles Dickens: “Oliver Twist”, “David Copperfield”
La Fontaine: “O Lobo e o
Cordeiro”
Esopo: “A lebre e a tartaruga”,
“O lobo e a cegonha”, “O leão apaixonado”
No Brasil a literatura infantil deu os primeiros
passos com as obras de Carlos Jansen (“Contos seletos das mil
e uma noites”), Figueiredo Pimentel (“Contos da Carochinha”),
Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade.
Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro
Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no
Brasil.
TRIBUTO A MONTEIRO LOBATO
José Bento Monteiro Lobato nasceu em 1882 em São
Paulo. Sua obra consiste em contos, ensaios, romances e livros infantis. Além
de escritor, Monteiro Lobato foi tradutor. É considerado, juntamente com outros
escritores brasileiros, um dos maiores e mais importantes nomes da nossa
literatura.
- Principais Obras
“Urupês”
“Cidades Mortas”
“Idéias do Jeca Tatu”
“Negrinha”
“Reinações de Narizinho” (livro que reúne várias
histórias infantis)
“Sítio do Pica-pau Amarelo”
“O Minotauro”
Além de Monteiro Lobato, outros escritores como Ziraldo
e Ana Maria Machado também se dedicam ao público infantil.
Ziraldo:
“O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma
professora muito maluquinha”.
Ana Maria
Machado: “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O
Natal de Manuel”.
Apesar de tudo, a literatura infantil sofre
alguns preconceitos, pois muitos escritores negam que suas obras são escritas
para os pequenos. Isso nos dá a impressão que essa literatura não é tão
importante, se esquecem de que se sua obra for boa e tiver conteúdo, ela poderá
influenciar crianças de uma forma positiva.
Muitas obras consideradas adultas foram adotadas
pelo público infantil (“As aventuras de Robson Crusoé” – de Daniel
Defoe, “Viagens de Gulliver” – de Jonathan Swift e “Platero e Eu” – de
Juan Ramón Jiménez), assim como muitas obras do público infantil agradam os
adultos (“Sitio do Pica-Pau Amarelo”, por exemplo).
Professores, educadores e pais querem criar em
seus filhos e alunos o hábito da leitura, porém, muitos adultos não tem esse
hábito e usam a falta de tempo e cansaço como uma justificativa para a pouca
dedicação aos livros, sem perceber que essa atitude vai tirando o interesse da
criança, que no início de sua trajetória de vida via o livro como algo
encantador, mágico e cheio de mistério.
CARACTERÍSTICAS
É possível listar algumas características que marcam
este universo:
- Narrativa movimentada,
cheia de imprevistos
- Discurso direto
- Livros com muitas ilustrações
- Finais felizes na maioria das vezes
- Discurso direto
- Livros com muitas ilustrações
- Finais felizes na maioria das vezes
Desde a década de 70, a literatura destinada ao
público pré-adolescente (11 – 12 anos até a adolescência) vem sendo chamada de
“Literatura Realista para Crianças”.
Como o próprio nome já diz, esse tipo de
literatura tem como objetivo levar a realidade da vida para as crianças
abordando temas até então considerados impróprios (morte, divórcio, sexo e
problemas sociais).
Existe muita controvérsia a respeito desse tipo
de literatura, alguns educadores alegam que esses livros são mais projetos
educativos (muitos são feitos por encomenda) do que literatura.
Claro que a conscientização da realidade pode ser
feita de outra forma, já que o universo infantil é repleto de magia,
facilitando a transmissão das mesmas ideias sem chocar tanto.
O mais importante de tudo é que as crianças
conheçam todos os tipos de literatura, pois esse conhecimento irá ajudá-la a
escolher a leitura que mais lhe agrada.
Referências:





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