terça-feira, 5 de junho de 2012

Projeto Caráter Conta

PROJETO “O CARÁTER CONTA”
 EDUCANDO PARA A PAZ
1.    JUSTIFICATICA:
O mundo atual está passando por diversas  mudanças, o que exige, dos indivíduos, habilidades e atitudes para viverem em sociedade. Nesse contexto, surgem novos desafios, tais como, as novas formas de trabalho, de organização social, o  uso crescente das drogas, o aumento da violência, a exclusão social, a preservação do meio ambiente, são problemas que exigem novas soluções e muito mais empenho dos atores escolares.
Nessa linha, a educação como prática social humana tem por finalidade possibilitar o crescimento das pessoas como seres humanos. Tendo uma dimensão de continuidade que se traduz na construção dos conhecimentos, da cultura e dos valores (Kruschewsky, 2008).
Para a autora, os valores humanos não são coisas a serem plantadas de fora. São inerentes a cada indivíduo. Cabe aos  educadores promover esse despertar para que sejam praticados no cotidiano. Para Kruschewsky  (2008) o ideal da Pedagogia de Valores é edificar uma geração para que tenham uma consciência da importância dos valores no enfrentamento dos problemas sociais.
Assim, o projeto “O caráter conta” possibilitará a construção de uma cultura de paz como projeto de vida, demonstrando assim sua relevância preventiva aos problemas de violência manifestados dentro da escola.

2.    OBJETIVOS
          Desenvolver atividades de aprendizagem significativas para o desenvolvimento do caráter por meio da construção de uma cultura de paz que envolva toda escola.
          ESPECÍFICOS
2.2 Enfatizar  os seis pilares do caráter do Programa O Caráter Conta: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania no ambiente escolar.
2.3  Identificar o significado do Programa “O Caráter Conta”.
2.4  Publicar as atividades no blog da escola.
2.5  Registrar as mudanças de comportamento dos alunos por turma.
2.6 Incluir o Programa O Caráter Conta no Projeto Político Pedagógico da Escola, como forma de garantir sua implementação, continuidade e eficácia.
3. DESCRIÇÃO DAS AÇÕES
Ações
3.1 Elaborar textos, redações, paródias e poesias sobre os pilares do caráter.
3.2 Selecionar jogos focando os seis pilares do Programa.

3.3 Trabalhar palavras ou frases sobre  valores  expondo em sala de aula.
3.4 Apresentar as atividades produzidas pela turma no mural da escola.
3.5 Formar estudantes multiplicadores (as) para socializar o conhecimento adquirido com seus familiares.

3.7 Criar o Amigo Anjo na turma e entre os professores
3.8 Selecionar imagens com temas dos valores para produção de textos
3.9 Inserir no planejamento das aulas  filmes que destaque os valores humanos.


METODOLOGIA:


Utilizar a metodologia do Programa “O Caráter Conta”, realizando pesquisas e estudos com atividades interdisciplinares conforme a faixa etária sobre os seguintes pilares apresentada na figura abaixo:


5. REFERÊNCIAS:
Programa Carater Conta disponível no site http://www.ocaraterconta.blogspot.com.br/

Um comentário: