EDUCANDO PARA A PAZ
1. JUSTIFICATICA:
O mundo atual está passando por diversas mudanças, o que exige, dos indivíduos, habilidades e atitudes para viverem em sociedade. Nesse contexto, surgem novos desafios, tais como, as novas formas de trabalho, de organização social, o uso crescente das drogas, o aumento da violência, a exclusão social, a preservação do meio ambiente, são problemas que exigem novas soluções e muito mais empenho dos atores escolares.
Nessa linha, a educação como prática social humana tem por finalidade possibilitar o crescimento das pessoas como seres humanos. Tendo uma dimensão de continuidade que se traduz na construção dos conhecimentos, da cultura e dos valores (Kruschewsky, 2008).
Para a autora, os valores humanos não são coisas a serem plantadas de fora. São inerentes a cada indivíduo. Cabe aos educadores promover esse despertar para que sejam praticados no cotidiano. Para Kruschewsky (2008) o ideal da Pedagogia de Valores é edificar uma geração para que tenham uma consciência da importância dos valores no enfrentamento dos problemas sociais.
2. OBJETIVOS
Desenvolver atividades de aprendizagem significativas para o desenvolvimento do caráter por meio da construção de uma cultura de paz que envolva toda escola.
ESPECÍFICOS
2.2 Enfatizar os seis pilares do caráter do Programa O Caráter Conta: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, zelo e cidadania no ambiente escolar.
2.3 Identificar o significado do Programa “O Caráter Conta”.
2.4 Publicar as atividades no blog da escola.
2.5 Registrar as mudanças de comportamento dos alunos por turma.
2.6 Incluir o Programa O Caráter Conta no Projeto Político Pedagógico da Escola, como forma de garantir sua implementação, continuidade e eficácia.
3. DESCRIÇÃO DAS AÇÕES
Ações
| |
3.1 Elaborar textos, redações, paródias e poesias sobre os pilares do caráter.
| |
3.2 Selecionar jogos focando os seis pilares do Programa.
| |
3.3 Trabalhar palavras ou frases sobre valores expondo em sala de aula.
| |
3.4 Apresentar as atividades produzidas pela turma no mural da escola.
| |
3.5 Formar estudantes multiplicadores (as) para socializar o conhecimento adquirido com seus familiares.
| |
3.7 Criar o Amigo Anjo na turma e entre os professores
| |
3.8 Selecionar imagens com temas dos valores para produção de textos
3.9 Inserir no planejamento das aulas filmes que destaque os valores humanos.
|
METODOLOGIA:
Utilizar a metodologia do Programa “O Caráter Conta”, realizando pesquisas e estudos com atividades interdisciplinares conforme a faixa etária sobre os seguintes pilares apresentada na figura abaixo:
5. REFERÊNCIAS:

oi
ResponderExcluirgostaria de mais informações sobre o projeto